Este excerto do Prós e contras de ontem é muito significativo. Pelas razões que a Margarida já aqui expôs mas também por outras muito fundas que bebem no âmago dos posicionamentos ideológicos e nas visões conflituantes de sociedade que nos trouxeram aqui e nos prendem a um presente pouco capaz de construir um futuro mais sorridente.
A esquerda radical de Raquel Varela é incapaz de entender, e pior, detesta e vê como um perigo, a capacidade muito humana de empreendedorismo que está na base do nosso sucesso como espécie. Empreendedor de sucesso era o caçador recolector capaz de melhor organizar o bando na caça, de escolher e dominar as ferramentas necessárias, de obter mais e melhor alimento para o grupo. A humanidade sem organizadores, sem pioneiros que liderassem onde estaria? Ao nível dos outros primatas? Provavelmente. Na agricultura, para além da subsistência, na explosão da indústria, sempre foram determinantes as figuras de alguns organizadores possuidores de visão excepcional que a todos trouxeram riqueza e desenvolvimento.
Raquel Varela abomina o tipo de homem que o rapaz Martim representa. Recorda-lhe o inverso da condição de ovelha contente e dependente do rebanho que ela almeja para todos nós. E o mais grave? Lendo o que se escreve no blog onde ela participa, o 5Dias, acham-se no direito de impor a mentalidade de rebanho a todos nós pela revolução.
Gente perigosa que nos pretende encaminhar para uma rua sem saída, aquela em que comunistas e seu produto evoluído, os socialistas, insistem em apresentar-nos como o amanhã sorridente e pleno de abundância sem esforço.
Fica registado o comentário de ontem para nos recordar o sonho que pretendem que abracemos como mundo maravilhoso: aquele em que o homem se diminui por vontade, escolha própria e se reduz a mais um animal passivo.
Blogs
Adeptos da Concorrência Imperfeita
Com jornalismo assim, quem precisa de censura?
DêDêTê (Desconfia dele também...)
Momentos económicos... e não só
O MacGuffin (aka Contra a Corrente)
Os Três Dês do Acordo Ortográfico
Leituras
Ambrose Evans-Pritchard (The Telegraph)
Rodrigo Gurgel (até 4 Fev. 2015)
Jornais