As tecnologias avançam sempre mais rápido que os costumes. Depois é preciso ter paciência e esperar que as pessoas aprendam a usá-las sem episódios de humor involuntário. Primeiro foi com o telemóvel:
- "Tou, Zémanel? Onéque tás?"
- "Fodaçe, tou aqui."
- "Ah, já tás aí?"
- "Não meu, tou quase a chegar."
- "Tranquilo, puto, conde chegares aí avisa."
Agora é com o facebook, designadamente, nas mãos dos políticos. Não há nenhum que não tenha uma "página oficial". E depois aparece a fotografia do catita (com o seu fatinho à marujo), alinhada com o nome, e os dizeres mais protocolares a falar dele na terceira pessoa. Por exemplo, assim:
Adérito Perninha
"Adérito Perninha fez um saldo positivo do trabalho desenvolvido pela Associação 24 de Maio para a divulgação de mapas cadastrais em ponto de cruz. Em visita às suas instalações, considerou prioritária a atribuição de verbas do QREN com vista ao levantamento de todo o concelho de Mangualde."
Segue-se a fotografia do "evento" numa sala com um tecto falso cheio de perfis em alumínio rebitado, e uma espécie de boiserie feita com ladrilhos cerâmicos, colocados "à meia esquadria", com uma barra por altura das barrigas. Em cima da mesa estão taças, medalhas, galhardetes, e uma bandeira de Portugal. O candidato apresenta-se de pé, acompanhado de três pançudos, uma jovem obesa, e a notária local que o instantâneo apanhou com os olhos fechados.
Por fim, temos os comentários ao post:
Rogério Baltazar - "Devias era estar caladinho..."
Tibúrcio Vieira - "Mais um discurso vergonhoso roubaram e querem voltar ao poder para nos roubarem mais àja vergonha na cara !!!!!"
J.L Penteado Cirilo - "E a escola da C+S da Monte Covões, ó porco? Levas um bilhete que até levantas os pés do chão depois diz que faz mal á saude..."
Mendes Araújo - "Gostei de ouvir, dr. Perninha. Finalmente um discurso de conteúdo excécional fiquei muito agradado. Parabéns."
Alves António Alves - "Ladrão!!! Andas-te a servir-nos de cubaias para as tuas intenssões temos que colocar em cima deles (governo) uma carga de porrada ainda querias os terrenos da Motenjil... o porblema é MUITA FALTA DE MEMÓRIA deste povo há beira mar plantado DE BRANDOS COSTUMES, ACORDEMMMM...!!!!"
Vítor Mário Bernardo - "Não concordo. Ontem assistimos ao nascimento de um novo partido (partido dos Pinóquios) e mais não digo. Estas pessoas deviam ser todas exclúidas da sociedade."
Suzéte Lopes - "Bom trabalho Sr. Presidente! Conte com o meu voto."
Jorge Almeida - "O Cirilo deves tar é bêbado. Antes perfrias a corja de amiguinhos do compadrio como era no tempo do sócas e agora estes MENTIRÓZOS do (des)governo mas eles andam todos querem todos chegar ao pote o que não aconteçia no tempo da outra senhora... mas as verdades ninguém as quer ouvir à cada vez mais miséria e não me vanham enrabar com a merda dos pretos, dos monhés, dos panilas e, dos cumunas esta terra ótrora tão NOSSA"
Celeste Guerreiro - "E os pais biológicos????????"
Eduarda Pestana - "Uma coisa é as pesoas respeitarem-se outra coisa é insultos. Cada um tem direito à sua opinião e se não gostam deviam saber onde manifestar-se com educação. É triste."
Alexandre Da Costa Paulos - "Concordo com o senhor luis miguel garrido."
__________
Nota: A senhora em bikini serve propósitos exclusivamente comerciais, na óptica da publicidade enganosa, e destina-se a assegurar índices de audiências. O Gremlin Literário declina toda a responsabilidade pela eventual inconsonância entre a imagem e os conteúdos.
Blogs
Adeptos da Concorrência Imperfeita
Com jornalismo assim, quem precisa de censura?
DêDêTê (Desconfia dele também...)
Momentos económicos... e não só
O MacGuffin (aka Contra a Corrente)
Os Três Dês do Acordo Ortográfico
Leituras
Ambrose Evans-Pritchard (The Telegraph)
Rodrigo Gurgel (até 4 Fev. 2015)
Jornais