Quando a taxa intermédia da restauração subiu para a taxa normal, rasgaram as vestes os representantes do sector, o dr. Medina Carreira ia tendo um colapso em diferido, as televisões encheram horas de programação com reportagens em directo dos tascos, a entrevistar empregados e patrões contristados, e a Oposição fez o seu número: não me lembro do que disse o dr. Seguro porque ninguém se lembra do que Seguro disse a propósito seja do que for, mas decerto circunflexou as sobrancelhas e fez beicinho.
Nas hostes dos meus amigos liberais, ferveu há dias a polémica sobre a reversão da medida: sim, não, talvez, tudo com abundância de bem elaborados argumentos e rigor de raciocínios.
Eu também tenho uma posição - pudera, acalento até posições definidas sobre a natureza dos espaços interestelares e da Santíssima Trindade. E ela é que, na definição de taxas de imposto em circunstâncias normais, que não estão presentes, Portugal deve ser concorrencial.
Mas isto é uma escolha minha, vale o que vale. Do que não deve haver dúvidas é que o País não é um laboratório; e que, em fiscalidade mais ainda do que noutros domínios, não pode pretender-se que este ou aquele regime, esta ou aquela taxa, tem os efeitos assim e assado se os destinatários, que somos todos, tiverem a certeza de que a legislação é um ioiô montado num tobogã.
Deixem lá esta merda sossegar, por amor de Deus: calem-se muito caladinhos com estudos interministeriais, façam a sesta, não deem entrevistas, muito menos na rua, revoguem dois Decretos-Lei por dia, por razões higiénicas, e não tomem medidas que não sejam absolutamente necessárias. É que, para agitar o barco todos os dias com medidinhas sortidas, temos de reserva os inestimáveis serviços do PS. E desses, com juízo, estamos livres até 2015 e, com sorte, mais além.
Blogs
Adeptos da Concorrência Imperfeita
Com jornalismo assim, quem precisa de censura?
DêDêTê (Desconfia dele também...)
Momentos económicos... e não só
O MacGuffin (aka Contra a Corrente)
Os Três Dês do Acordo Ortográfico
Leituras
Ambrose Evans-Pritchard (The Telegraph)
Rodrigo Gurgel (até 4 Fev. 2015)
Jornais