Sexta-feira, 26 de Outubro de 2018

A incrível e triste história de Catarina Martins e do seu Patek Philippe desalmado

Desde que comecei a frequentar as redes sociais tenho-me dedicado esforçadamente ao combate aos boatos, porque tenho a convicção absoluta que quem faz política ou passa mensagens à custa de boatos é pura e simplesmente escroque, quaisquer que sejam as ideologias que defende ou lutas políticas que apoia.

No início os boatos enquadravam-se maioritariamente em dois tipos:

  • Boatos a difamar o sistema democrático português, como por exemplo o da cantina da Assembleia da República que serve refeições de luxo a preços económicos, que chegou a dar origem a uma rábula dos "jornalistas" Hernani Carvalho e Júlia Pinheiro no programa da SIC Querida Júlia, ou falsas citações de personalidades respeitadas como o professor Adriano Moreira ou o actor Ruy de Carvalho a acusar os políticos portugueses de indignidades várias, ou uma série de quadros que sugeriam que um deputado ganhava tanto como centenas de professores somados;
  • Boatos a difamar políticos de direita, como por exemplo o falso Cartão de Informador da PIDE do presidente, e nessa altura re-candidato às eleições presidenciais de 2011, Cavaco Silva, que aliás resultou de algum trabalho relativamente profissional pela campanha do candidato Manuel Alegre às mesmas eleições, em que concorreu apoiado pelo PS e pelo BE, que se deu ao trabalho de ir à Torre do Tombo copiar a ficha do presidente na PIDE, ou fotomontagens que juntam o professor Marcello Caetano e o candidato às eleições presidenciais de 2016 Marcelo Rebelo de Sousa com recurso a retratos tirados com décadas de separação entre eles, ou inúmeros sobre a vida pessoal e familiar do então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Eu combatia-os deixando comentários a desmenti-los onde os via publicados, e os desmentidos eram, com raríssimas excepções, rejeitados pelos autores das publicações como meras defesas sectárias dos malfeitores alvo dos boatos, fossem os deputados que nos roubam, fossem políticos de direita que tiravam dinheiro aos pobres para o entregar aos banqueiros, ou sujeitos ao desafio de provar o desmentido por parte de quem, assimetricamente, não se tinha dado nem estava disposto a dar ao trabalho de provar as insinuações que partilhava. Era um esforço relativamente inglório mas de dimensão exequível, atendendo à frequência com que esses boatos eram partilhados.

Principalmente desde a vitória do presidente Trump nas eleições americanas apareceu um novo tipo de boatos com uma temática e uma frequência e intensidade diferentes: boatos sobre políticos de esquerda, alguns do mais puro delírio, como o que insinuava ao presidente Barak Obama e à secretária de estado e depois candidata a sucessora Hillary Clinton a gestão de uma rede de pedofilia que operava a partir de uma pizzeria em Manhattan, que deu origem a um atentado de um cidadão que, convencido da veracidade, decidiu fazer justiça por suas próprias mãos, boatos sobre refugiados muçulmanos acolhidos na Europa que lhes atribuem desde violações em massa em massa em países como a Alemanha, à instauração do estado de sítio e mesmo de guerra civil em países como a Suécia, à organização de manifestações de refugiados para exigir a instauração da Sharia nestes paises e noutros, ou insinuações que políticos de esquerda promovem iniciativas legislativas delirantes, como legalizar a pedofilia, no âmbito da "ideologia do género". Mas desta vez em volumes impossíveis de identificar e desmentir em proporções significativas. Com a chegada dos alt-media da alt-right o boato nas redes sociais transformou-se de artesanal em industrial e o combate artesanal aos boatos deixou de ter a pouca eficácia que tinha antes.

O combate à base do desmentido individual, com comentários como confirmou essa notícia em sites de jornais?, tem a certeza que a pessoa na fotografia disse mesmo o que a legenda insinua?, tornou-se insuficientemente produtivo para sequer fazer qualquer diferença na torrente de boatos que passaram a aparecer diariamente, até porque os desmentidos continuaram a ser recebidos pelos divulgadores dos boatos com o mesmo tipo de acolhimento que tinham antes com um argumentário adaptado a esta nova circunstância, com a insinuação de estar a fazer o jogo da esquerda, ou do islamismo, ou dos pedófilos, ou o desafio a provar que o boato era mentira.

É, aliás, assunto que tenho discutido frequentemente com amigos igualmente críticos do ambiente de boato permanente em que se têm transformado as redes sociais, na procura de sugestões de metodologias de abordagem do problema mais produtivas, algo infrutífera por não ser fácil estancar a corrente com a intensidade que tem.

A fábrica de boatos vai-se adaptando à actualidade política, essencialmente quando há processos em que participam políticos populistas de direita que são sempre apoiados por ela, e nas últimas semanas dedicou-se ao lançamento de boatos sobre o candidato da esquerda à segunta volta das eleições residenciais brasileiras Fernando Haddad.

E mais um dos que apareceu nesta última vaga mostra uma montagem fotográfica com retratos dos dois candidatos que sugere que Jair Bolsonaro usa um relógio Casio de poucas dezenas de euros, que usa realmente e no Brasil esses modelos até são designados por Casio Bolsonaro, e Fernando Haddad usa um relógio Patek Philippe cronógrafo de calendário perpétuo que custa cerca de cem mil euros. É uma tontice acreditar que Fernando Haddad use um relógio desse valor, mas achei que valia a pena desmenti-lo. E para o desmentir dediquei algum tempo a pesquisar fotografias do candidato em que o relógio fosse minimamente visível, tendo depois ampliado que encontrei com melhor definição até conseguir, pela mancha do logotipo, identificar a marca e o modelo do relógio, um Longines cujo custo ronta os dois mil euros.

2018-10-12 Fernando Haddad Longines.jpg

E qual foi a utilidade do tempo gasto a fazer isto, não menos de uma hora? Nenhuma. A quem disse que o relógio não era um Patek Philippe respondeu com um desafio de provar o desmentido, a quem mostrei que era um Longines respondeu com o desafio de provar que era o mesmo relógio.

De modo que decidi experimentar uma abordagem menos convencional com a esperança de ser mais convincente:

  • Desenvolver um boato dirigido ao público a quem o boato do Patek Philippe do Haddad era dirigido, o internauta de direita que tem esperança que os politicos da esquerda sejam corruptos e, por isso, está mais aberto a acreditar em publicações que "provem" como são corruptos, que exemplifique os mecanismos da construção de insinuações em boatos que o conseguem enganar, mas ao mesmo seja tão incrível que se torne ridículo acreditar nele, de modo a mostrar-lhes com um exemplo como estão expostos a acreditar em boatos.

As características essenciais do boato forjado eram a inverosimilhança extrema e o público alvo.

Sendo o público alvo de direita com propensão para acreditar em boatos sobre políticos de esquerda era essencial que o político vítima do meu boato fosse de esquerda. Se a vítima fosse de direita o público de direita tenderia a pensar que este era um boato inventado pela esquerda para difamar políticos de direita e desse modo vingar as histórias verdadeiras que circulam sobre políticos de esquerda, e apenas reforçar a sua convicção que estes boatos são mesmo reais.

Dentro da esquerda era essencial escolher uma vítima que o público gostasse de acreditar que seja hipócrita e corrupta mesmo sem mostrar grandes indícios que confirmem a parte da corrupção, o que tornaria o boato mais apelativo por lhes oferecer esses indícios. Os bloquistas por, por um lado, serem praticantes permanentes da política de casos em que difamam políticos de direita através de insinuações e da encenação dessas insinuações no palco político e até no parlamento, como fizeram repetidamente ao longo da legislatura anterior com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e, por outro, assumirem sistematicamente uma posição de superioridade moral sobre os políticos de direita, e até sobre os de esquerda mais próximos do arco da governação, eram o tema ideal para este boato. Daí a escolha da deputada Catarina Martins.

Depois era necessário arranjar uma história incrível, tão incrível que mesmo os que gostassem de acreditar nela acabariam por não acreditar. A condição de bloquista ajudava na inverosimilhança, não por os bloquistas serem necessariamente mais honestos que outros políticos de esquerda do arco da governação, mas porque não ocupam posições executivas em que tenham acesso a grandes desvios de fundos que possibilitam o enriquecimento de políticos desonestos. A inverosimilhança foi então baseada em mostrar um bem de valor completamente fora do alcance da vítima do boato. No caso de Catarina Martins, um relógio de luxo com o preço de mais de 20 milhões de euros. Atendendo a que cerca de 20 milhões de euros é o que se estima que um primeiro-ministro alegadamente corrupto alegadamente conseguiu desviar em proveito pessoal ao longo de duas legislaturas em que governou um país, fica completamente fora do alcance de alguém que na política nunca teve qualquer função executiva, mesmo que fosse alguém extraordinariamente corrupto. Uma impossibilidade. Para ajudar a inverosimilhança ainda deixei um erro no comentário ao escrever que é um relógio marca Worldtimer, que não é a marca nem o modelo do relógio mas a firma do comerciante que publicou o anúncio de venda online. Escolhi o relógio para o boato com base no preço, era o mais caro do site, e o anúncio é mesmo real.

2018-10-12 Catarina Martins Patek do Facebook.jpg_

Quando publiquei a imagem sem o aviso no dia 12 de Outubro de manhã percebi que começou a ser partilhada por pessoas que conheço e estimo, e que a inverosimilhança lhes passava ao lado. De modo que lhes deixei comentários a avisar que era uma imagem falsa nas partilhas que elas tinham feito, e acrescentei o comentário de aviso na imagem original talvez uma hora depois de a publicar sem aviso. Deste modo, o comentário completo com o aviso passou para todas as partilhas da imagem, mesmo as que tinham sido feitas antes de o completar.

  • "[Esta notícia é, obviamente, FALSA, e destina-se a chamar a atenção para a facilidade de enganar pessoas insinuando, através de comentários ou símbolos gráficos como setas, associações entre imagens que pura e simplesmente não existem. Espero que contribua para todos serem mais atentos e críticos quando têm a tentação de acreditar em algo em que gostariam de acreditar, e para deixarem de ser tão crédulos nos boatos que circulam todos os dias nas redes sociais para os enganar.]
    Diz que defende os pobres e usa um relógio Worldtimer de milhões de euros.
    #NãoNosCalamos"

Três dias depois fui avisado por um amigo que a imagem estava partilhada no site de combate ideológico Direita Política como se fosse autêntica acompanhada de um texto assinado por Regina Cunha. Não dei autorização a ninguém para utilizar a imagem, nem me foi pedida, nem sei se é habitual esta deferência ética, nem conheço a autora, nem nas redes sociais, nem faço ideia sobre se a sua identidade é verdadeira ou falsa. O estilo literário, de que me permito transcrever o primeiro parágrafo, é relativamente comum naquela área de combate ideológico e já me cruzei nas redes sociais com quem pratica estilos semelhantes, até na colocação criativa das vírgulas. Mas não faço ideia de quem se trate.

  • "O que mais me enoja, me dá asco, repulsa é a falsa superioridade moral com que a Esquerda se exibe, perante o eleitorado e os meios de comunicação social. Gente repulsiva, verdadeiros estercos humanos a tentarem passar a imagem, de que partilham valores e conceitos éticos".

Deixei lá de imediato um comentário a avisar que a imagem era falsa e a explicar a intenção de a ter criado.

  • "Esta montagem fotográfica é falsa e foi montada exactamente para denunciar a disseminação de notícias falsas na internet em que há pessoas que acreditam, por mais inverosímeis e incríveis que sejam. O relógio que a senhora tem no pulso não tem nada a ver com o relógio do anúncio, e é preciso ser completamente destituído de bom senso para acreditar que ela alguma vez teria capacidade para comprar um relógio do preço do do anúncio".

Apesar do aviso a imagem não foi removida do site, e só dei pela sua remoção na véspera da publicação do artigo do jornalista Paulo Pena no Diário de Notícias no dia 20 de Outubro sobre esta publicação do boato, percebi ao ler a notícia que o dono do site a substituiu depois de ser contactado pelo jornalista.

Desta história tirei algumas conclusões, umas menos boas do que outras.

A pior, ter-me apercebido que um boato, por mais incrível e mesmo impossível que seja, encontra sempre quem acredite nele. O que faz desta luta contra a disseminação de boatos tão importante como sempre a considerei. A disposição do público para acreditar em boatos que lhe confirmem as opiniões que já tem é assustadora.

A melhor, que a denúncia do boato, e das correntes de boatos que o inspiraram, ultrapassou em muito o alcance limitado da minha rede social, onde poderia esperar avisar umas boas dezenas de pessoas que tenho noção que lêem regularmente o que publico, no limite umas poucas centenas, para se tornar nacional graças à sua publicação não-autorizada no site Direita Política onde coloquei o desmentido que ainda lá está, sem grande esperança de os frequentadores o levarem a sério, mas essencialmente graças ao artigo do jornalista Paulo Pena no Diário de Notícias que deu origem a notícias em quase todos os jornais de maior circulação, para além de sites de combate ideológico como o esquerda.net.

O meu aviso chegou muito mais longe do que sonhava, e espero que tenha contribuído para alertar alguns milhares de pessoas para desenvolverem algum sentido crítico quando, perante uma notícia em que gostariam de acreditar, ponderam sobre a sua veracidade.

Finalmente, hoje fui contactado telefonicamente pelo jornalista Paulo Pena, que não faço ideia onde descobriu o meu número de telefone fixo que ninguém usa para me contactar mas os jornalistas terão as suas artes de descobrir estas coisas, que simpaticamente me explicou que tinha tomado conhecimento que tinha sido eu o autor do boneco do relógia da Catarina Martins e me pediu para trocar impressões com ele e lhe contar a história e autorização para publicar o esclarecimento, que eu, também simpaticamente, acedi a contar e autorizar. Sendo a primeira vez que algum jornalista me contactou para me pedir declarações sobre qualquer assunto tenho toda a confiança que o que for publicado será fiel à nossa longa conversa, e disponibilizo-lhe este artigo para o ajudar a garanti-lo.

O facto de já esta semana ter voltado a ver notícias sobre relógios de políticos brasileiros indicia-me que este combate pela verdade contra a mentira pode ser uma causa perdida. Mas é a minha.

 

publicado por Manuel Vilarinho Pires às 01:16
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3 comentários:
De Joao Trindade a 26 de Outubro de 2018 às 04:29
Esta semana, depois de ler várias referências a um tal "relógio da Catarina Martins", tentei saber a que se referiam. As pesquisas que fiz levaram-me a um número inusitadamente elevado de notícias parecidas, espalhadas pelos meios de comunicação social, descrevendo a existência de uma rede de divulgação de notícias falsas dirigida por pessoas de direita. No entanto, não replicavam a imagem original. Nenhuma das pesquisas que fiz no Google me revelou a imagem original e só a vim a encontrar numa resposta a um comentário do Carlos Guimarães Pinto no Twitter. A bizarria da imagem era realmente notável e compatível com o facto de não estar a conseguir confirmar o caráter viral da publicação. Mas então porquê todas aquelas notícias nos meios de comunicação social? Ainda não sei. De qualquer modo, obrigado pelo esclarecimento sobre a origem do caso.
De Manuel Vilarinho Pires a 26 de Outubro de 2018 às 10:21
Não sei porque é que uma mentira tão evidente consegue ser tomada por verdade por tanta gente, e não estou a falar das pessoas desonestas que a espalham para enganar, estou a falar de pessoas honestas que se deixam enganar ingenuamente por ela.
A comoção que este caso provocou nos media e nas redes sociais, percebo-a mlhor. A esquerda, que gosta de explicar os seus insucessos políticos com a mentira nas redes sociais, encontrou uma oportunidade de se vitimizar por ser vítima de boatos, o que é verdade na vaga de boatos actual, e por eles serem disseminados por uma rede poderosa, quando na verdade estes sites são bastante desorganizados e artesanais. A direita, de se vitimizar porque a comunicação social só se interessou pelos boatos quando chegaram à esquerda mas ao longo dos anos em que incidiram sobre a direita não se deu ao trabalho de os investigar e denunciar. O caso rende para os dois lados.
Se, aparte estas discussões circunstanciais, o meu boato tiver contribuído para aumentar a noção de que é fácil deixarmo-nos enganar se não tivermos um mínimo de sentido crítico, fico satisfeito.
Cumprimentos.
De Rui Alex a 27 de Outubro de 2018 às 00:02
Isto é um caso paradigmático. Já sigo esta questão desde os tempos dos emails que pediam para serem passados a todos os nossos contactos. Alguns apelavam ao ódio (contra os típicos assaltantes romenos), outros ao medo (contra os típicos assaltantes romenos) ou a um qualquer perigo variável (nova técnica de assalto, aranha venenosa no meio de bananas), outros à compaixão (por alguém a necessitar um tipo de sangue raro que o hospital não tinha ou por alguma criança desaparecida ou por uma ninhada de cachorros para serem abatidos se ninguém quiser ficar com algum). Como formador de adultos experimentei ensinar técnicas para identificar estes posts falsos, incluindo pesquisar as "fontes" que costumavam incluir. Conclusão a que cheguei? Se as pessoas acharem que o texto faz sentido, as pessoas não o questionam. Se não o questionam, porque haverão de confirmar factos? Isto parece-me uma guerra perdida. Neste caso concreto fica a consolação de que um site de propaganda mais 800 pessoas caíram que nem patinhos. Tal como quando 2 radialistas decidiram inventar a mentira de que os telemóveis servem para fazer pipocas. Serviu de alguma coisa? Não o facto de ser mentira? Não. Ainda encontro alunos que acreditam que as radiações dos telemóveis fazem pipocas.

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