Quem achou que o estupendíssimo Paulo Morais não vinha peritar as inundações, apontando as culpas à "especulação imobiliária" e à "corrupção urbanística", é um ovo podre – para estabelecermos o tom.
Por partes: “manutenção”, dr. Morais, a sério? Usar “10% do orçamento” anual dos municípios a aplicar remendos em cima de colectores velhos, deteriorados, e com o diâmetro insuficiente, como o senhor sugere fazer, entregando boa parte dos recursos públicos a empresas e a “técnicos” que não vão (nem podem) resolver o problema, tem outro nome. Incúria? Irresponsabilidade? Amadorismo? Descaramento? Escolha o que o senhor preferir. Eu sei o que lhe chamava.
Muito resumidamente, estimado estudioso: "manutenção" é o capítulo correcto, por exemplo, para o dinheiro e o esforço que o senhor reserva para podar a sua cabeleira.
De resto, dr. Morais, esqueça as redes hidráulicas. Se não sabe, não sabe, a Pátria está disposta a perdoar-lhe. Mas se insiste em arrastar o seu fanatismo e a sua madraçaria pelas páginas dos jornais, reveja a sua prosa, o vocabulário, as graçolas e os trocadilhos. O seu pensamento tem qualidades espantosas, convém que isto fique esclarecido. É uma pena que as mostre tão frágeis, empardecidas em calão. O senhor repete-se, usa expressões infantis e frases próprias de um menor de 11 anos que leva chapadas dos amigos no recreio. “Boys”, “tachos”, “apaniguados”, “cacicar”, e “vingança da natureza sobre a má gestão urbana” – não falta nada, Deus o ajude. Chamar “nabos” (a medo, com aspas e tudo) aos responsáveis autárquicos, para chamar “nabal” às autarquias, e assim forçar o chavão do título (Chuva no Nabal) é o remate da sua miséria linguística, dr. Morais, e da imaturidade que não se recomenda a um professor universitário.
Blogs
Adeptos da Concorrência Imperfeita
Com jornalismo assim, quem precisa de censura?
DêDêTê (Desconfia dele também...)
Momentos económicos... e não só
O MacGuffin (aka Contra a Corrente)
Os Três Dês do Acordo Ortográfico
Leituras
Ambrose Evans-Pritchard (The Telegraph)
Rodrigo Gurgel (até 4 Fev. 2015)
Jornais