Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016
Poucos dias antes de se continuar a tentar desapear Pedro Passos Coelho a sondagem da Católica dá esta previsão:
Poucos dias antes da eleição nos EUA as sondagens davam esta previsão:
.
Poucos dias antes do referendo Brexit as sondagens davam esta previsão:
Agora, querem continuar a fazer apostas?
O terceiro não conta - não é uma sondagem a perguntar "em que vai votar?", é uma sondagem (e, pelo que me parece, feita a um grupo restrito de pessos) a perguntar "quem acha que vai ganhar?" (ou seja, a sondagem só estaria errada se se viesse a saber - algo que é impossivel de saber, a menos que se faça... uma sondagem - que a maioria dos clientes do IG afinal estava convencida que o sair ia ganhar).
E, já agora, sondagens também não podem dizer, só por si, que há 97% de um candidato ganhar (mesmo aqueles intervalos de confiança não dizem exatamente isso) - portanto o resultado do segundo quadro não é o que as "sondagens davam", é o resultado da agregação das sondagem com um modelo matemático qualquer
Más noticias para comunas e bloquistas. Logo no dia de hoje...
De
cristof a 26 de Novembro de 2016 às 16:18
O dão sebastião Costa não anda a cçar com furões cegos. Os aumentos são bem calculados em Agosto. Quem não tem cão caça com gato.
De oscar maximo a 29 de Novembro de 2016 às 22:27
A sondagem "diz" que em cem contendas idênticas, H. ganha aproximadamente 93 vezes e T. 7 vezes. Neste caso é tão errada a previsão se se verificar que T. ganhou cerca 40 vezes como de T. não ganhar nenhuma vez. Como não há 100 casos idênticos, a validação é feita por outros métodos, o mas simples é o Qui-2 sobre uma série de previsões. Não há base para dizer que a previsão é errada.
Comentar post